Quebra de paradigmas
“Não permita que a tradição paralise a sua mente” A mágica de pensar grande, de David Schwartz
Pense quais são as suas fotografias que mais te deixam feliz depois de prontas. As minhas, sem dúvida, são as que eu mais ousei durante o ensaio, são as que, pra conseguir colocá-las em prática, eu precisei sair da minha zona de conforto, ultrapassar os meus limites e quebrar paradigmas. E o que são paradigmas, já parou pra pensar? Nada mais é que a representação de um padrão a ser seguido, então a quebra de paradigmas entende-se como a quebra dos padrões.
Quando nosso objetivo é fazer um trabalho original, a dica é não se prender às regras e nem às referências, é deixar o coração falar mais alto, se entregar e clicar sem medo de errar, porque o erro nos mostra o outro lado da moeda e sempre nos ensina algo novo, desde que estejamos abertos e ver este outro lado. Pra começar, nós temos que conhecer muito bem as regras pra podermos fugir delas, assim como a técnica -é essencial que dominamos a técnica, para termos a liberdade de criar sem perdermos a foto.
Eu uso apenas luz natural nas minhas fotografias e as minhas técnicas atuais são bem simples, portanto, a essência do meu trabalho está diretamente ligada aos sentimentos vividos no momento da foto e à minha direção. Este foi o caminho que eu tracei depois de muitas tentativas com erros e acertos, eu fui lapidando o meu estilo pra chegar na simplicidade que eu trabalho hoje, através de muita observação e auto-conhecimento, ou seja, não foi da noite pro dia que eu consegui os resultados que eu tenho hoje.
Todos os contras que eu vou mostrar abaixo diz respeito ao meu estilo de fotografar, cada um enxerga a beleza conforme os seus olhos, a minha intenção é mostrar que há vários caminhos a seguir, portanto, siga o seu, porque ele é único, esteja seguro de que sua fotografia está bonita e vá em frente.
Corte sem dó
Ousar no enquadramento e no corte, mas, com bom senso, fazendo com que a imagem fique bonita mesmo estando fora do padrão. Os resultados sempre me surpreendem, eu particularmente amo as fotos “cortadas”.
Fora de foco
Pra mostrar que uma foto fora de foco, pode ficar bonita sim, mas sem excessos claro, seu cliente com certeza prefere as que tenham foco…;O))…o legal é fazer uma ou outra pra sair do comum!
De cima da escada
Eu não levo escada nos meus ensaios, mas gosto muito de fingir que eu estou em cima de uma…;O)
Este é só um exemplo de ângulo diferente…
Esconde esconde
Só porque ele é o personagem principal ele precisa dar a cara em todas? Claro que não, seja criativo…
Fazendo a diferença
Um paninho surradinho bem feinho na mão, uma pausa entre uma foto e outra, um movimento diferente, enfim, coisas estranhas no fim das contas, dependendo de como a gente as enxerga, ficam bonitas. Experimente!!!
Faça tudo com moderação…e observe muito pra conseguir distinguir o legal do não legal, bom senso acima de tudo nessa vida!
Quando nós nos permitimos criar, nossa mente nos dá possibilidades infinitas! Tudo é resultado dos nossos pensamentos, vamos alimentá-los com originalidade!
Muito obrigada pela sua preciosa atenção, se gostou compartilhe…:O)
Um beijo e até a próxima.
ai ai ai tudo de tudo!!! amo seus textos Daniii (já disse isso né rsrs) … eles tem me ajudado a confiar mais no meu trabalho, a não ter medo, a enfrentar!!! Parabéns mais uma vez! Sucesso sempre e que sua luz continue sempre a brilhar Danii!!! super bjo no coração